Comunicado dos Professores contra o Siproem!

Sindicato defendendo os direitos dos Servidores

Cuidado Professores!

Na necessidade de alertarmos o que de fato estA? acontecendo com a representatividade sindical na EducaAi??A?o, e tambAi??m em nome de nossa postura profissional em sermos o mais TRASPARENTES e LEGAIS em nossas aAi??Ai??es, compartilhamos a seguinte realidade atual:

– No ano de 2005 o SIPROEM foi criado e colocou em sua abrangA?ncia territorial o municAi??pio de Embu-GuaAi??u, nossa FederaAi??A?o na Ai??poca FUPESP, entrou em contato conosco nos alertando sobre a tentativa de um Sindicato de FORA, representar nossos professores municipais. A FederaAi??A?o, com nossa anuA?ncia, entrou com IMPUGNAAi??A?O, contra o SIPROEM, bloqueando o registro sindical.

Nessa Ai??poca, o Presidente do futuro SIPROEM, Sr. Adenir Segura (atual presidente) e Sr. Agnaldo Gomes Pereira (tesoureiro), veio atAi?? o SINIDCATO DOS FUNCIONA?RIOS PAsBLICOS MUNICPAIS DE EMBU-GUAAi??U, pedir clemA?ncia, para que tirA?ssemos a impugnaAi??A?o, dando a eles a possibilidade de criar o seu Sindicato.

Na Ai??poca o Presidente em exercAi??cio Sr. MaurAi??cio Morando os atendeu e chegaram a um acordo, onde a IMPUGNAAi??A?O seria retirada sob a CONDIAi??A?O da RETIRADA de Embu-GuaAi??u de sua abrangA?ncia territorial e tambAi??m a desistir da cobranAi??a da contribuiAi??A?o sindical dos professores. Com essas exigA?ncias o Sr. Segura e o Sr. Morando celebraram acordo que foi registrado no MinistAi??rio do Trabalho e Emprego em BRASILIA ai??i?? DF.

Segue acordo abaixo:

imagem1 imagem2

 

imagem3

Percebam que na data de 15 de marAi??o de 2006, O PRESIDENTE do SIPROEM, Sr. Segura, assinou um termo de acordoAi?? entre as partes, em carA?ter irrevogA?vel e irretratA?vel, de um lado o SINDICATO DOS FUNCIONA?RIOS PAsBLICOS MUNICIPAIS DE EMBU GUAAi??U, retirando a IMPUGNAAi??A?O contra o registro sindical, e do outro lado o SIPROEM se comprometeuAi?? a retirar Embu-GuaAi??u de sua abrangA?ncia territorial e tambAi??m desistir da cobranAi??a da contribuiAi??A?o sindical anual.

Cumprimos com a palavra acordada, retirando a IMPUGNAAi??A?O permitindo o SIPROEM nascer, porAi??m o mesmo NA?O cumpriu com a palavra acordado.

Em 2009 o SIPROEM sob a presidA?ncia da mesma pessoa que ASSINOU o acordo em 2006, busca via o JudiciA?rio, a contribuiAi??A?o sindical e a representatividade dos professores, se aproveitando que a nova DIRETORIAAi?? do SINDICATO DOS FUNCIONA?RIOS PAsBLICOS MUNICIPAIS era nova e desconhecia do acordo firmado em 2006. O judiciA?rio sem saber deste documento acordado no MTE (MinistAi??rio do Trabalho e Emprego) deliberou sobre os documentos que havia em mA?os, dando legitimidade ao SIPROEM, pois caso ESTE sindicato tivesse apresentado tal acordo, certamente nA?o estariam no municAi??pio.

Porem, embora constatou-se que a Diretoria de 2009 deste Sindicato (SFPMEG) desconhecia o acordo de 2006 realizado em MTE, por outro lado a pessoa que impetrou aAi??A?o no JudiciA?rio em 2009 pelo SIPROEM, foi exatamente o mesmo queAi?? ASSINOU acordo de 2006, dizendo que nA?o o faria.

Segue abaixo a aAi??A?o judicial impetrada pelo SIPROEM (autor) requerendo a representaAi??A?o sindical bem como a contribuiAi??A?o sindical:

imagem4 imagem5 imagem6
Apenas para ampliar o entendimento sobre a postura das pessoas envolvidas nesse acordo firmado em 2006, descobrimos que o Sr. Agnaldo Gomes Pereira, agora secretA?rio geral do SIPROEM de Araraquara, estava pelo MPT, sendo pedido a suaAi?? condenaAi??A?o e a da presidente do Siproem Intermunicipal, conforme mostra o recorte do site do MPT da 15A? RegiA?o ai??i?? Araraquara (http://www.prt15.mpt.gov.br/2-uncategorised/383-mpt-pede-dissolucao-de-sindicato-fantasma):Conforme documento a cima o SIPROEM, sob a presidA?ncia do mesmo, que em 2006 acordou sair de Embuai??i??GuaAi??u, agora em 2009, desfazendo de sua PALAVRA, INGRESSA com aAi??A?o requerendo o que havia acordado NA?O fazer.

ai???O MPT tambAi??m pede a condenaAi??A?o da presidente do Siproem Intermunicipal, EncarnaAi??A?o Borras RA?s, dos dois membros do conselho fiscal, Guilherme Benedito IgnA?cio e Maria Aparecida Pereira, do secretA?rio geral Agnaldo Gomes Pereira (*grifo nosso), e do tesoureiro do sindicato, Etevaldo Francisco da Silva, ao pagamento de indenizaAi??A?o de R$ 50 mil, cada um, a tAi??tulo de dano moral coletivo.ai???

E segue:

ai???A acusaAi??A?o do MPT indica que os responsA?veis pelo sindicato vinham praticando falsidade ideolA?gica, informando endereAi??o falso e utilizando ai???laranjasai??? como membros, pessoas que jamais trabalharam como professores. OAi??tesoureiro do sindicato, por exemplo,Ai??que confessou aoAi??MinistAi??rio PA?blico nunca terAi??exercido o magistAi??rio, era office-boy emAi??outro sindicato. Para o procurador Rafael de AraA?jo Gomes, que propA?s a aAi??A?o, a organizaAi??A?o excluAi??a os profissionais da categoria e desejava ser encontrada sA? para fins de arrecadaAi??A?o de contribuiAi??Ai??es sindicais. ai???Trata-se de um grupo de golpistas que mantAi??m como refAi??m uma categoria profissional composta por milhares de pessoasai???, ressalta a petiAi??A?o inicial.ai???

E acrescenta:

ai???AlAi??m disso, embora o sindicato tivesse uma base pretendida de 76 municAi??pios, a reuniA?o ocorreu em Barueri, municAi??pio nA?o pertencente Ai?? base.ai???

imagem7 imagem8

Deste modo fica evidenciado a falta de idoneidade dos que aqui um dia tiveram, atrA?s de nossa anuA?ncia para que retirA?ssemos a IMPUGNAAi??A?O, que havAi??amos feito.

Portanto, quando dizemos que estamos todos os dias LUTANDO para garantir a nossa representatividade, Ai?? tambAi??m, dentro da POSTURA, da LEGALIDADE, TRANSPARASNCIA e HONESTIDADE, que falamos, visto que aquilo que acordamos, CUMPRIMOS, pois acreditamos que nossas AAi??Ai??ES devem estar SEMPRE em consonA?ncia com o que FALAMOS.

Agora perguntamos para vocA?s professores:

– PermitirA?o vocA?s serem representados por uma InstituiAi??A?o, que atravAi??s de seu presidente, nA?o Ai?? capaz de se quer Ai??honrar com o que ACORDA em instA?ncia legal?

NA?o estamos inventando boatos, apenas tornando pA?blico fatos que envolvem diretamente nossa InstituiAi??A?o e NA?O descansaremos atAi?? GARANTIRMOS a representatividade dos professores.

Cumprir com a verdade, de maneira honesta, legal e transparente sempre serA? nossa marca maior!

De mA?os dadas com o Servidor. Jamais com o PatrA?o!

Professores de Embu-GuaAi??u, venham com a gente!

#JuntosSomosFortes

#SFPMEG

Diretoria.

 

Facebook
Open chat
Precisa de Ajuda?